21.2.14

[projecta-me] "Art of Portuguese Decoupage"

  Decoupage. É de decoupage e de um projecto muito especial que vos venho falar hoje, uma história de dedicação e trabalho. Uma história que deve servir de inspiração a qualquer um de nós. 
  Joaquim Saúde, natural de Lisboa, viu-se, após 20 anos de trabalho enquanto gestor de empresas, numa situação que, infelizmente, nos dias que correm é cada vez mais comum: o desemprego. Quando confrontado com esta nova realidade, Joaquim decidiu repensar a sua vida e foi na Arte (que desde há muito lhe interessava) que encontrou o seu novo rumo. 
  O fundador da "Art of Portuguese Decoupage", assim se chama este projecto que nasceu em 2011, começou por realizar um curso de "Art fusion" no King's College - School of Arts & Humanities, em Londres (uma das mais prestigiadas faculdades do Reino Unido). Depois, seguiu-se um curso de "restauro em madeiras" na Fundação Ricardo do Espírito Santo. Joaquim foi, desta maneira, encontrar nestes cursos uma forma de se sentir útil e de explorar as suas capacidades, aperfeiçoando-as ao mesmo tempo. 
  A decoupage é uma técnica que consiste, de uma forma muito simplificada, em colar recortes de papel (de múltiplas origens e motivos) num objecto, selando de seguida, de forma a que se assemelhe a uma pintura. Esta arte permite dar uma nova vida a uma vasta variedade de peças, embelezando-as e acrescentando-lhes valor. A utilização de materiais reciclados é uma das prioridades de Joaquim, como se pode ler na página de Facebook deste projecto: "Dê uma nova vida aos seus móveis e objectos pessoais, reciclando, e utilizando materiais naturais. A criatividade não tem limites. Personalizar os seus móveis, dar-lhes um toque singular. Reciclando para um futuro sustentado e criando Arte".

  Os Santo António, uma das peças de maior destaque da "Art of Portuguese Decoupage", surgiram numa festa de amigos, aquando da celebração dos santos populares, na qual foi pedido a Joaquim que criasse um Santo António e um altar. Manequins, bustos, cadeiras, cómodas, são apenas algumas das outras criações que podemos encontrar no âmbito deste projecto.


  O trabalho e talento de Joaquim Saúde não passam despercebidos e, por esse motivo, conta já com as seguintes publicações na imprensa:

  • Na "Best of 2013", da revista "Time Out Lisboa".
  • Na "Artwear", onde aparece em foto de montra ao lado de um trabalho da artista plástica Joana Vasconcelos.
  • Na "Visão" de Julho de 2013 e, ainda, em outro número da mesma revista, no âmbito da Fashion Week Lisboa, edições especiais de moda nos Santo António.
Revista Visão
  Joaquim colabora actualmente com a "Pois Selection" e os seus trabalhos encontram-se em exposição permanente nos seguintes espaços: Lisbon Shop, Artwear, Mimosa da Lapa e, futuramente, no El Corte Inglés Lisboa.
  Espero que tenham gostado de conhecer este projecto tanto quanto eu e que vos tenha aguçado a curiosidade em relação ao mesmo. 
Não deixem de visitar a página de Facebook do "Art of Portuguese Decoupage" e perderem-se nestas criações tão únicas, tão originais e tão nacionais, das mãos de um artista português com uma história de vida verdadeiramente inspiradora.

3 comentários:

  1. Opa obrigada pelo teu comentário, desde já, estou mesmo feliz por teres gostado do meu canto que começa a cada dia a ganhar mais forma e claro, que sempre que por lá passes, te sintas inspirada!
    Adorei este artigo e posso dizer-te também que adorei o teu querido espaço também. Muito clean e organizado. Gosto de visitar blogues assim. Espero que continuemos neste mundo da blogosfera e nestas partilhas tão interessantes.

    Beijo linda , ☆
    Blonde and Heels

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo teu comentário, Adriana. Comentários destes são os que mais gosto dá ler, aqueles que vêm do coração. :)
      Irei com certeza continuar a passar pelo teu cantinho e espero que faças o mesmo com o meu.


      Um beijinho ❤

      Eliminar

Deixa aqui a tua opinião, será lida com a maior das atenções.