16.2.14

Velhos são os trapos

  O ano passado tive uma cadeira cujo professor que dava as palestras já tinha uma idade um pouco mais avançada e, portanto, já algumas dificuldades em comunicar com uma sala enorme cheia de alunos, mesmo com o auxílio do microfone. Falava num tom às vezes quase inaudível e muito, muito pausadamente. Resultado: no intervalo da primeira palestra do ano dessa cadeira, 99% dos alunos abandonaram o auditório. E eu fiquei profundamente incomodada com isto, não só por achar uma falta de respeito para com o professor, como tenho no meu coração um grande apreço por pessoas de idade.
O "velhote", era (e é) desta forma que a maioria dos meus colegas de curso se referem a esse professor. Mas porquê "o velhote"? Será que chegando a uma certa idade uma pessoa perde a identidade própria e passa apenas a ser (mais um) "velhote"? Também se referem a outros jovens, sabendo o seu nome, como "o adolescente"? Ou a outros como "o adulto"? Será simplesmente por ser mais facilmente identificável?
Seja como for... eu não concordo com este tipo de denominação, como não concordo com chamarem "o gordo", "a magra", "o das borbulhas", o que quer que seja. Não somos tão mais do que esses "títulos"? Acho redutor. 
  Isto tudo para abordar uma notícia que li ontem no Correio da manhã sobre um casal idoso que se suicidou, alegadamente e segundo resultados de investigações da polícia, porque não queriam representar um fardo acrescido para os filhos. 
  Pois infelizmente isto é o pão nosso de cada dia. Não condeno (todos) aqueles que querem pôr os pais nos lares, pois acho que é um alternativa melhor para quem que já tem demasiadas dificuldades para viver sozinho numa casa, o que representaria um perigo de segurança muito maior para si mesmo. E acredito que nem todas as famílias tenham um espaço em casa para oferecer aos seus pais quando já estão "velhos" demais para saber tomar conta deles próprios, e há quem, para além de não ter espaço, entre o trabalho e os filhos, também não tem o tempo. E aí volta-se ao problema inicial. Mas, por favor, se for para arranjar um lar, que seja um lar digno, onde ofereçam cuidados de qualidade (quem nunca ouviu falar de idosos que são mal tratados em lares?), que seja um sítio de confiança. E visitem-nos, por favor. Não os deixem esquecidos num lar, como se de um trapo velho que enfiamos no fundo da gaveta se tratassem. 
Foram aquelas as pessoas que nos deram ao mundo, que nos acompanharam nos nossos primeiros passos, que nos deram a mão para que nos levantássemos após cada tombo e que nos viram crescer. Puseram comida na nossa mesa, deram-nos roupa para vestir, limparam-nos os joelhos sujos de terra e lama, de tantas brincadeiras, e limparam-nos as lágrimas da cara... uma e outra vez. 


2 comentários:

  1. é verdade que foi uma deselegância e falta de respeito, pois a idade para esse professor, pode ainda não ser suficiente para se poder retirar, e as suas condições físicas já não as melhores. é muito complicado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente e por isso também me senti incomodada. Obrigado pela visita e pelo comentário :) *

      Eliminar

Deixa aqui a tua opinião, será lida com a maior das atenções.