28.11.13

Uma vida sem arrependimentos

  Há algum tempo atrás encontrei numa página qualquer uma lista, feita por uma enfermeira, sobre os 5 arrependimentos mais comuns das pessoas a quem restava já pouco tempo de vida. Deixem-me explicar-vos melhor: Bronnie Ware, enfermeira (e também, escritora e compositora), dedicou parte da sua vida a trabalhar nos cuidados paliativos, ela acompanhava estes pacientes nas suas últimas 3 a 12 semanas de vida e, como tal, lidava de perto com aquilo que ocorre com o ser humano pouco antes de partir. Os medos, a revolta, a angústia, a negação... e, também, os seus arrependimentos. Arrependimentos que ficam depois de uma vida inteira de escolhas que são nossas, sejam elas quais forem, mais ou menos influenciadas por aspectos que nos são externos. 
  Eu acredito que, às vezes mais, outras vezes menos, somos donos do nosso próprio destino e que a maior parte dos resultados que obtemos enquanto vivemos, aquilo que é a nossa vida, depende das pequenas escolhas que vamos fazendo todos os dias. Como tal, e porque nunca é tarde demais para mudar, penso que todos podemos aprender algo com esta lista, que a seguir vos apresento, dos 5 maiores arrependimentos que as pessoas têm antes de falecer. 

"1. I wish I'd had the courage to live a life true to myself, not the life others expected of me." (Gostaria de ter tido a coragem para viver uma vida fiel ao que realmente sou, e não aquilo que os outros esperavam de mim)

"2. I wish I didn't work so hard." (Gostaria de não ter trabalhado tanto)

"3. I wish I'd had the courage to express my feelings." (Gostaria de ter tido coragem para expressar os meus sentimentos)

"4. I wish I had stayed in touch with my friends." (Gostaria de ter mantido contacto com velhos amigos)

"5. I wish that I had let myself be happier." (Gostaria de ter permitido a mim mesmo(a) ser mais feliz)

É esta lista de arrependimentos, juntamente com mais informações valiosas e potencialmente life-changing, que estão presentes no livro "The Top Five Regrets of the Dying - A Life Transformed by the Dearly Departing", escrito por Bronnie Ware, disponível internacionalmente e traduzido em 27 línguas.

Dá que pensar, não dá? 

the trouble is that you think you have time


6 comentários:

  1. No fundo, no fundo, todos gostávamos de aproveitar melhor o nosso tempo, os nossos dias. De aproveitar um pouco melhor o tempo com os nossos amigos e a nossa família, mas por vezes o setress do dia a dia domina um pouco o nosso tempo, a nossa vida.. mas nem sempre. Há certos momentos que nós dizemos "quem manda agora sou eu!" =)

    R. Aquele video devia ser partilhado por todos nós. =)

    Um beijinho, Andreia ♡
    http://pontofinalparagrafos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom termos um momento para parar, respirar e pensar no que é que é realmente importante! Beijinho. ♡

      Eliminar

Deixa aqui a tua opinião, será lida com a maior das atenções.