22.3.14

Sê bem-vinda, Primavera


Photo taken by thinkdanijel (here)
***
 O passado dia 20 marcou o início de uma estação do ano que me é especialmente querida - não tivesse eu nascido nela - a Primavera. Finalmente vamos podendo desfrutar da companhia do Sol e enfiar as roupas de Inverno para o fundo do armário (não enfiem literalmente, arrumem as coisas decentemente em caixas, vá lá). Os dias vão ficando mais longos e vêem-se mais pessoas fora de casa, divididas entre parques e esplanadas, a fazer aquilo a que eu gosto de chamar - em jeito de brincadeira - "fotossíntese".
Eu sou, decididamente, daquelas pessoas que ficam radiantes em dias solarengos. Já em dias cinzentos e tristes, fico muito mole e sem vontade de fazer grande coisa. Ora, eu não sou nenhuma raridade, pois é certo e sabido que a exposição à luz solar favorece a libertação de certas hormonas relacionadas com a sensação de bem-estar. Estão mal dispostos? Toca de ir apanhar solinho! (mas sempre com os devidos cuidados).
Encher a casa de flores é outra coisa que adoro, como já devo ter referido "N" vezes no Facebook do blog e onde quer que seja que costume palrar. Flores, flores, flores. Perco-me em floristas com a imensidão de cores, formas e perfumes. E por falar em perfumes e coisas bonitas, cheirosas e primaveris: este perfume da Caudalie anda na minha wishlist já há algum tempo, de tantas maravilhas que já ouvi sobre ele.
  Hoje foi dia de acordar cedo, de preparar um bom pequeno almoço (crepes - a minha perdição), com todo o tempo do mundo, e de seguida... rumo ao parque para um pouco de exercício matinal com a melhor companhia. Vai ser um fim de semana de repor baterias, de organizar a próxima semana e de aproveitar um pouco deste Sol maravilhoso. 
Como miminho primaveril, deixo-vos a receita dos meus adorados crepes, que fizeram as delícias desta manhã de Sábado.

Crepes saudáveis de pêra
Ingredientes
  • 150 mL de leite de soja (eu costumo usar da Provamel, se não gostarem de leite de soja podem substituir por outro de origem vegetal)
  • 95g de farinha
  • 1 colher de sopa de flocos de aveia
  • 1-2 pêra(s) abate
  • 1 colher de café de canela
  • 1 ovo
Confecção
  • Juntar todos os ingredientes num recipiente e misturar bem com a varinha mágica, até se obter uma massa homogénea.
  • Colocar a massa no frio durante cerca de 30 minutos.
  • Aquecer uma frigideira anti-aderente (eu não costumo usar nada porque a massa não cola, mas se sentirem necessidade podem utilizar um pouquinho de óleo, limpando o excesso com papel absorvente).
  • Despejar uma concha de massa, girar rapidamente a frigideira para que a massa cubra a sua superfície, e esperar até que comece a desprender nos cantos.
  • Virar o crepe com o auxílio de uma espátula e deixar cozinhar durante alguns segundos do outro lado.
Eu costumo colocar maple syrup, mel ou Nutella  por cima e ficam uma delícia! Sejam criativos.
Depois contem-me se gostaram.
Quais os vossos planos para o fim-de-semana? 

18.3.14

Apontamentos

"Dois amantes felizes não têm fim nem morte,
nascem e morrem tanta vez enquanto vivem,
são eternos como é a natureza."
- Pablo Neruda

Photo taken by karolynelacerda (here)
***
Palavras doces. Sentidas. Chegam ao meu ouvido como uma bela melodia que não me canso de repetir. São como versos de um poema, lindo, como este acima. Ele faz a casa (longe de casa) ser mais casa, faz este lar ser mais meu (nosso). Faz a correria de todos os dias ser menos cansativa, por ter um sorriso à minha espera cada vez que abro a porta. 
Que tenhamos sempre alguém que pinte os nossos dias de todas as cores.


16.3.14

[sunedai] Ser (mais) feliz

  
Photo taken by Yunhyok Choi (here)
***
Ser-se feliz. Essa coisa tão estranhamente difícil de definir. O que é, na verdade, a felicidade? Essa coisa não palpável, mas que conseguimos à mesma sentir. Quais os requisitos para se ser feliz?
Uns dirão que é ter muito dinheiro (que quase tudo consegue comprar), outros que é uma chávena de café bem quente logo pela manhã, que é um pôr-do-sol, o sorriso de uma criança, uma primeira dança, um abraço apertado depois de muito tempo longe de alguém que amamos...
Para mim, a felicidade define-se por ela própria, a cada dia, nas formas mais simples... às vezes nas mais estranhas. A felicidade ganha-se (dos outros), dá-se (aos outros) e constrói-se. Constrói-se a partir de pequenas (grandes) peças dispersas nos nossos dias. 
Não há receita mágica para se ser feliz. Certo. Mas existem certos atalhos, pequenas coisas que - geralmente - nos deixam com um grande sorriso no rosto e, por isso, quero partilhar aqui neste cantinho alguns detalhes que, a mim, me deixam muito feliz.

14.3.14

[projecta-me] Manolas

  Estas últimas semanas têm sido uma correria, especialmente estes últimos dias, o que não me tem permitido actualizar o blog tanto quanto gostaria. Felizmente, vou estar novamente um pouco desafogada de trabalhos durante umas semaninhas. 
  Como hoje é Sexta - o dia de eleição da rubrica "projecta-me" - tenho um novo (maravilhoso) projecto para partilhar convosco! 


  Estou certa de que alguns de vocês já as conhecem, mas as Manolas vieram para ficar... nos nossos pés e mãos. As amorosas e quentinhas Manolas saíram do imaginário das irmãs Catarina e Mariana no Verão de 2013. Como podem perceber, é um projecto ainda algo recente, mas isso não implica que as Manolas não tenham já dado vôos bem altos: foram convidadas na Praça da Alegria e no Você na TV no início deste ano, onde nos encantaram com as suas ideias originais para acessórios de vestuário.
Entre os acessórios produzidos encontram-se luvas, pantufas e botas, pensadas ao mais pequeno pormenor e personalizáveis ao gosto do cliente. Basta vermos as fotos para ficarmos a suspirar por um destas peças para nos aquecer no Inverno. Eu que o diga, que sou o gelo em pessoa (as pessoas até saltam quando lhes toco quando faz frio). 


Mas agora dizem vocês: "pois... isto é tudo muito giro, mas o Inverno já está a ir embora". Sim, é verdade que a Primavera já começa - felizmente - a dar o ar de sua graça e a brindar-nos com um Sol maravilhoso. Mas as Manolas não se vão deixar ficar! Está nos planos das duas irmãs trazê-las até nós em forma de sandálias e malas, para usar nos dias mais quentes. Eu estou muito curiosa por saber o que aí vem, mas de uma coisa tenho a certeza: serão peças lindas, únicas e de muita, muita qualidade.

Contactos:


Seguir no Facebook | Seguir no Bloglovin'

11.3.14

O Sol e ardósias coloridas

"Did you find what you were after?
The pain and the laughter
Brought you to your knees
But if the sun sets you free, sets you free
You'll be free indeed, indeed

She's only happy in the sun
She's only happy in the sun"
- Ben Harper

  Se alguém já descobriu uma forma melhor de acordar do que com o Sol a entrar pelas janelas, como quem suspira "Bom dia", que me avise, pois eu certamente ainda não descobri.
  If anyone found a better way to wake up than with the Sun shining through the windows, as if saying "Good morning", please tell me, because I certainly did not.

Photo taken by A Beautiful Mess (here)
***
Um DYI fofinho que só ele: criar uma ardósia colorida. Vou tão fazê-lo este Verão (por outras palavras, assim que a disponibilidade me permitir).
One lovely DYI: how to create a colorful chalkboard. I'm so doing it this Summer (in other words, when I have the time for it).

Seguir no Facebook | Seguir no Bloglovin'

9.3.14

[sunedai] Toma conta de ti

Photo taken by Carlota S.
***
Pudim de chocolate e abacate (da Suvelle Cuisine):

Ingredientes
  • 1 banana madura
  • 1 abacate maduro
  • 4 colheres de sopa de cacau em pó
  • 2 colheres de sopa de Kefir
Preparação
  1. Colocar a banana e o abacate num processador de alimentos e reduzir a puré.
  2. Adicionar o cacau e o Kefir à mistura.
Eu levei ao frigorífico durante algum tempo e na hora de servir juntei granola de chocolate. :)

  Quem me conhece sabe que sou uma aspirante a chocólatra. É daquelas coisas que, para mal dos meus pecados, não consigo deixar de comer de vez em sempre quando. Ora, isto é uma coisa muito chata para quem está a tentar seguir uma alimentação mais saudável e equilibrada. Felizmente existem alternativas para aqueles cravings que todos temos uma vez por outra e esta receita da talentosa Su é um bom exemplo disso! 
  Aos poucos e poucos vou tentando mudar a minha alimentação e divirto-me imenso a pesquisar novas receitas para experimentar (os meus Favoritos são uma lista interminável delas...). O segredo é ir trocando ingredientes por outros que façam melhor/menos mal e ir introduzindo elementos que sejam mais amigos do nosso corpo e mente.  
Eu, por exemplo, tenho vindo a trocar o leite de origem animal por leite de origem vegetal: ele há de soja, de amêndoas, de aveia, de arroz... (alguém já provou estes dois últimos? o que acharam?). Estou, também, a tornar-me adepta dos batidos, que é algo que nos dá imensa margem para brincar com os ingredientes (eu costumo enfiar para lá espinafres, por exemplo, e garanto que não se nota quase nada no meio da fruta!); tenho introduzido aveia, sementes de linhaça, pólen e sementes de papoila, entre outros, naquilo que como. 
Quanto a bebidas, tem-se resumido a água, sumos naturais, chá (sem açúcar), e ando a tentar implementar a regra do copo de água morna com limão pela manhã. Tem imensos benefícios, como, por exemplo, ajudar a desintoxicar o organismo. Vejam mais aqui.
  Aliado a tudo isto, é crucial comer de uma forma regular e praticar exercício físico. São as pequenas mudanças que vamos fazendo que no fim acabam por fazer a diferença. Corpo só temos um e por isso devemos cuidar dele o melhor possível. Porque não começar já hoje? :)

Um bom resto de Domingo e uma semana maravilhosa. 


Seguir no Facebook | Seguir no Bloglovin'

8.3.14

[fashion talk] yay, so-so and nay!

  Antes de mais, quero desejar a todas as que seguem o the rabbit hole um Feliz Dia da Mulher. O Dia da Mulher deveria ser, contudo, todos os dias, pois não é necessário uma data assinalada no calendário para nos recordar, a nós e a todas as mulheres das nossas vidas, o quanto somos especiais e o quanto somos capazes de conquistar. Gostem e cuidem de vocês mesmas, acreditem naquilo que representam e mantenham a cabeça erguida, mesmo nos momentos mais difíceis. 
  Por aqui esteve um dia de Sol (o que me deixa instantaneamente feliz) e aproveitei para passear um pouco, comprar umas flores para alegrarem a casa e desfrutar um pouco do calorzinho que se fez sentir. 
  O post de hoje vai ser em relação a certos itens que têm estado em voga ultimamente e os meus sentimentos em relação aos mesmos. É certo e sabido que isto das tendências não é uma coisa consensual, e é difícil agradar a Gregos e a  Troianos. 
  I would like to wish a Happy Woman's Day to those who follow the rabbit hole. Woman's Day should be, however, everyday, because it isn't necessary a date on the calendar to remember us, and every woman in our lives, how special we are and how much we can accomplish. Love yourself, take care of yourself and believe in what you stand for. Keep your head held high even in the hardest moments.
  Today it was a sunny day (which makes my happy right away), so I went for a walk, bought some flowers and enjoyed the good weather.
  Today's post is going to be about certain items that have been very hyped lately and me feelings about them. 
1. Perdoem-me amantes de franjas e coisas com franjas, mas esta aqui ainda não me conseguiu convencer. Não que ache as pobres e inocentes malinhas algo hediondo. Até podem haver algumas que sejam catitas e dêem aquele toque boho (que eu até gosto) num conjunto, mas a mim não me apanham a gastar dezenas de € numa. Eu e franjas não temos a melhor das relações (e neste momento refiro-me a cabelo... visto que a incompatibilidade entre mim e a minha franja fazia-me parecer um cão de água português mais vezes do que gostaria). Não obstante, admito que comprei no Verão passado um daqueles bikinis que ninguéeeeeeeem (l.o.l) tinha com franja na parte de cima (mas foi porque tinha uma cor linda, linda!). 
Devaneios à parte, as franjas remetem-me sempre para puxadores de cortinas que, claramente, aquando dos Óscares decidiram fazer um complô contra a coitada da Jennifer Garner e atacar-lhe o vestido à força toda. Ora vejam.
1. Fringe lovers forgive me but I'm not convinced about this one just yet. Not that I think that these inoccent bags are that ugly. There might be some cute ones that give that boho kind of touch to your outfit, however you won't find me spending a great amount of money on these. I don't have the best relationship with fringes (now I'm talking about hair... since my incompability with my bangs in the past would me look like a portuguese water dog more frequently than I would like). However, last Summer I bought one of those bikinis with fringes that nooooo one (l.o.l.) had (in my defense, it had an amazing color!).
I have to say that fringes always remember of these things, which clearly decided to attack Jennifer Garner's dress in the Oscars. See it yourself.