21.2.14

[projecta-me] "Art of Portuguese Decoupage"

  Decoupage. É de decoupage e de um projecto muito especial que vos venho falar hoje, uma história de dedicação e trabalho. Uma história que deve servir de inspiração a qualquer um de nós. 
  Joaquim Saúde, natural de Lisboa, viu-se, após 20 anos de trabalho enquanto gestor de empresas, numa situação que, infelizmente, nos dias que correm é cada vez mais comum: o desemprego. Quando confrontado com esta nova realidade, Joaquim decidiu repensar a sua vida e foi na Arte (que desde há muito lhe interessava) que encontrou o seu novo rumo. 
  O fundador da "Art of Portuguese Decoupage", assim se chama este projecto que nasceu em 2011, começou por realizar um curso de "Art fusion" no King's College - School of Arts & Humanities, em Londres (uma das mais prestigiadas faculdades do Reino Unido). Depois, seguiu-se um curso de "restauro em madeiras" na Fundação Ricardo do Espírito Santo. Joaquim foi, desta maneira, encontrar nestes cursos uma forma de se sentir útil e de explorar as suas capacidades, aperfeiçoando-as ao mesmo tempo. 
  A decoupage é uma técnica que consiste, de uma forma muito simplificada, em colar recortes de papel (de múltiplas origens e motivos) num objecto, selando de seguida, de forma a que se assemelhe a uma pintura. Esta arte permite dar uma nova vida a uma vasta variedade de peças, embelezando-as e acrescentando-lhes valor. A utilização de materiais reciclados é uma das prioridades de Joaquim, como se pode ler na página de Facebook deste projecto: "Dê uma nova vida aos seus móveis e objectos pessoais, reciclando, e utilizando materiais naturais. A criatividade não tem limites. Personalizar os seus móveis, dar-lhes um toque singular. Reciclando para um futuro sustentado e criando Arte".

18.2.14

[fashion talk] "Sneaking around"

  Ténis. Ténis de todas as cores e feitios. Quem anda atento já reparou que os ténis saíram de vez dos ginásios para as ruas e também para os corações de algumas de nós. Nike, New Balance, Converse, Superga e Adidas são algumas das marcas com os modelos mais apetecíveis. 
  Se há calçado que grita conforto, é este! E não, já não são sinónimo de um look enfadonho com calças de fato de treino (que só vestimos para ir ao ginásio, ir ali abaixo à mercearia do senhor João comprar fruta e passear o cão). A parte gira da coisa é mesmo combinar os ténis (que conferem um ar mais desportivo) com peças mais arrojadas, resultando num visual surpreendente e original. As combinações são infinitas! 
  Pessoalmente estou com um fraquinho pelos modelos e marcas da imagem acima, tinha-me já decidido nuns New Balance M400 violeta (estes) mas infelizmente já só há num número demasiado patudo para mim e como são da colecção passada, já não vão receber mais na Spartoo. Se os avistarem por aí à venda no nº39 (mesmo online), avisem-me por favor. Eternamente agradecida.
  Os Nike Roshe Run, para quem não sabe, têm uma particularidade engraçada: no site da Nike podem criar uns ténis completamente personalizados ao vosso gosto, até podem ter o vosso nome, ah pois é! Consultem aqui.
  Agora contem-me, sou a única que anda com a paixão dos ténis? Quais os vossos preferidos? 


16.2.14

Velhos são os trapos

  O ano passado tive uma cadeira cujo professor que dava as palestras já tinha uma idade um pouco mais avançada e, portanto, já algumas dificuldades em comunicar com uma sala enorme cheia de alunos, mesmo com o auxílio do microfone. Falava num tom às vezes quase inaudível e muito, muito pausadamente. Resultado: no intervalo da primeira palestra do ano dessa cadeira, 99% dos alunos abandonaram o auditório. E eu fiquei profundamente incomodada com isto, não só por achar uma falta de respeito para com o professor, como tenho no meu coração um grande apreço por pessoas de idade.

One love #4

One inspirational quote // One item // One movie // One song

  Espero que estejam a ter um bom fim de semana que será, para alguns (como eu), para recarregar baterias para o começo de um novo semestre, dizendo um adeus às férias (que bem que me soube descansar uns dias, acordar às horas que me apetecia, enfim...).
  Já a pensar no Verão (para fingir que não faltam tantos meses até lá), estes óculos da Bimba y Lola já me piscaram o olho (ainda não me passou a pancada dos óculos género cat eye) e estão disponíveis em 3 cores, fofinhas que só elas.
  Vi ontem o filme "A gaiola dourada" e gostei muito, um filme leve e com momentos vários momentos com muita graça, retrata a realidade da comunidade de emigrantes portugueses na França. 
  Por último, uma música que eu adoro desde sempre e que me ajuda sempre a ficar num estado de espírito mais zen. Linda! 

13.2.14

Dia dos namorados #2

1. Bloco Mira (28€-33€ na F&C) || 2. Rollei câmara racy full HD (89,99€ na FNAC) || 3. Rato gaming SteelSeries Sensei Raw (47,99€ na FNAC) || 4. Casaco (59,99€ na Salsa)

  Pois é meninas, pensavam que eu me esquecia de vocês? Não senhor, jamais! (ler em francês) :D e como nunca é tarde demais, para aquelas que ainda não sabem o que oferecer ao namorado, aqui vão a minha mini lista de sugestões, para os mais variados gostos.
  Para os homens que gostam de ter tudo bem anotadinho, um bloco da maravilhosa Fine&Candy (ou mesmo uma agenda) vem bem a calhar. Assim já nunca mais terão desculpa para se "esquecerem" de coisas combinadas connosco (porque o World of Warcraft está bem mais interessante ou porque joga o Benfica) ou daquela coisa super-hiper-mega importante e urgente (como é sempre, ih ih ih) que lhes pedimos para trazerem do supermercado, mas como já tinham que trazer também margarina, leite e iogurtes, a memória não deu para mais. 
  Para os adeptos da actividade física (que consista em algo mais do que ir ao frigorífico buscar uma cerveja e sentar-se no sofá a ver o derby), uma câmara de desporto pode ser uma excelente sugestão. E porque nem todas podemos oferecer uma GoPro (400€-500€), esta câmara da Rollei é uma alternativa um pouco mais em conta. Eu bem sei que o meu cada vez que entra numa loja em que haja uma GoPro vai direitinho à câmara e fica a contemplá-la como quem olha para o seu filho recém-nascido. 
  Para o amante dos jogos de computador, sugiro, caso ele não tenha ainda, um (bom) rato de gaming. Sim, porque um rato qualquer não serve. Não, a coisa tem que ter 500 botões, cada um com sua finalidade, e parecer que veio de um filme dos Transformers. O meu namorado já me explicou algumas das funcionalidades desses ratos e sim... admito que a coisa até lhes possa fazer um certo jeito. Ele tem o dele, e são felizes. Eu continuo com o meu rato mal amanhado da Mitsai com dois botões e uma rodinha no meio. Quero acreditar que seja essa a justificação para a minha falta de jeito quando jogo jogos de computador com ele. Só pode ser.
  E, finalmente, para o homem que gosta de andar bem arranjadinho, uma peça de roupa de bom gosto (e de boa qualidade, de preferência) nunca cai mal. E é sempre uma desculpa para darem o vosso toque pessoal no guarda roupa da vossa cara metade. Claro que convém sempre que seja algo ao gosto dele, porque se não o mais provável é eles sorrirem e dizerem que gostaram muito e depois enfiarem no armário a malograda peça para não mais ser avistada.  

Já passaram pelo nosso Facebook? Não? Hereges! Não percam mais tempo e ponham "like" AQUI para não perder nem mais um post e outras coisas que tais.

12.2.14

[projecta-me] the quiet place project

“ Better keep yourself clean and bright;
 you are the window through which
 you must see the world. ”

— George Bernard Shaw


  Tal como havia prometido no Facebook, o post de hoje vai ser dedicado a um projecto que conheço há já algum tempo e que penso que faz todo o sentido partilhar com todos vocês que podem ainda não se ter cruzado com ele.
  the quiet place project , é esse o seu nome, assim mesmo, sem letras maiúsculas, tal como é todo o conteúdo do site absolutamente mágico deste projecto. O objectivo é transmitir serenidade, calma e paz aqueles que o visitam e constituir um escape a todas aquelas coisas que hoje em dia exigem (ou somos nós que nos deixamos exigir?) tanto tempo da nossa atenção. É uma escapatória ao mundo virtual, no mundo virtual. Parece um contra-senso, não é? Mas o the quiet place project, pela mão e mente do israelita Amitay Tweeto, cumpre aquilo a que se propõe. 


  Com mais de 5 milhões de visitas, 344 mil "gostos" no Facebook e traduzido para cerca de 30 línguas (entre elas o Português), este projecto está enquadrado numa webpage com um estilo básico e clean, em tons de cinzento claro, com uma música de fundo calma e doce - como uma canção de embalar. Nela somos convidados a colocar uns headphones, pôr o telemóvel no silêncio e basicamente abstrair-nos de qualquer tipo de distracção e simplesmente perder alguns minutos num momento de reflexão sobre a influência das redes sociais no nosso dia-a-dia. 
  Ainda inseridos neste projecto, podemos encontrar também outras páginas, cada uma com o seu intuito, mas especialmente focadas em nos dar aquilo que seria adequadamente descrito como um "abraço virtual" nos momentos de maior fragilidade, que todos temos de vez em quando. São elas o the comfort spot, a the dawn room e o the toughts room.
  Não deixem de visitar a página deste projecto e aproveitar um momento pleno de paz e serenidade. 

  Links úteis:

11.2.14

Dia dos namorados #1

1. Lenço Bimba y Lola (28€) || 2. Palete «Naked 3» da Urban Decay || 3. Conjunto de utensílios de cozinha da KitchenAid, à venda na FNAC || 4. Inferno de Dan Brown (19,98€ na WOOK)

  Pessoalmente, sou apologista de que Dia dos Namorados pode (e deve) ser em qualquer dia do ano para aqueles que têm uma cara-metade. Na minha opinião não é necessário ser dia 14 de Fevereiro, ou o aniversário, ou o Natal para mimarmos aqueles de quem mais gostamos. Gostar já é pretexto suficiente, não concordam?
  Eu prefiro, neste dia, perder mais algum tempo (que nunca é perdido quando se faz algo por gosto) e fazer/preparar algo com um toque pessoal, um DYI, um prato mais "pomposo"... :) o que em nada invalida que se possa oferecer também um miminho material, até porque há muita gente que simplesmente não tem de todo o tempo para fazer algo mais personalizado. E como eu vos entendo, meus amigos e amigas, seguem-se algumas ideias de presentes que podem oferecer à vossa metade laranja :) hoje para as meninas, depois para os rapazes. Fica a promessa!