12.2.14

[projecta-me] the quiet place project

“ Better keep yourself clean and bright;
 you are the window through which
 you must see the world. ”

— George Bernard Shaw


  Tal como havia prometido no Facebook, o post de hoje vai ser dedicado a um projecto que conheço há já algum tempo e que penso que faz todo o sentido partilhar com todos vocês que podem ainda não se ter cruzado com ele.
  the quiet place project , é esse o seu nome, assim mesmo, sem letras maiúsculas, tal como é todo o conteúdo do site absolutamente mágico deste projecto. O objectivo é transmitir serenidade, calma e paz aqueles que o visitam e constituir um escape a todas aquelas coisas que hoje em dia exigem (ou somos nós que nos deixamos exigir?) tanto tempo da nossa atenção. É uma escapatória ao mundo virtual, no mundo virtual. Parece um contra-senso, não é? Mas o the quiet place project, pela mão e mente do israelita Amitay Tweeto, cumpre aquilo a que se propõe. 


  Com mais de 5 milhões de visitas, 344 mil "gostos" no Facebook e traduzido para cerca de 30 línguas (entre elas o Português), este projecto está enquadrado numa webpage com um estilo básico e clean, em tons de cinzento claro, com uma música de fundo calma e doce - como uma canção de embalar. Nela somos convidados a colocar uns headphones, pôr o telemóvel no silêncio e basicamente abstrair-nos de qualquer tipo de distracção e simplesmente perder alguns minutos num momento de reflexão sobre a influência das redes sociais no nosso dia-a-dia. 
  Ainda inseridos neste projecto, podemos encontrar também outras páginas, cada uma com o seu intuito, mas especialmente focadas em nos dar aquilo que seria adequadamente descrito como um "abraço virtual" nos momentos de maior fragilidade, que todos temos de vez em quando. São elas o the comfort spot, a the dawn room e o the toughts room.
  Não deixem de visitar a página deste projecto e aproveitar um momento pleno de paz e serenidade. 

  Links úteis:

11.2.14

Dia dos namorados #1

1. Lenço Bimba y Lola (28€) || 2. Palete «Naked 3» da Urban Decay || 3. Conjunto de utensílios de cozinha da KitchenAid, à venda na FNAC || 4. Inferno de Dan Brown (19,98€ na WOOK)

  Pessoalmente, sou apologista de que Dia dos Namorados pode (e deve) ser em qualquer dia do ano para aqueles que têm uma cara-metade. Na minha opinião não é necessário ser dia 14 de Fevereiro, ou o aniversário, ou o Natal para mimarmos aqueles de quem mais gostamos. Gostar já é pretexto suficiente, não concordam?
  Eu prefiro, neste dia, perder mais algum tempo (que nunca é perdido quando se faz algo por gosto) e fazer/preparar algo com um toque pessoal, um DYI, um prato mais "pomposo"... :) o que em nada invalida que se possa oferecer também um miminho material, até porque há muita gente que simplesmente não tem de todo o tempo para fazer algo mais personalizado. E como eu vos entendo, meus amigos e amigas, seguem-se algumas ideias de presentes que podem oferecer à vossa metade laranja :) hoje para as meninas, depois para os rapazes. Fica a promessa! 





9.2.14

Danke, Wien

  Viajar, passear, cozinhar, dormir (e dormir mais um pouco), descansar... descansar muito. Tem sido a palavra de ordem destes últimos dias, destes dias de férias que tão bem sabem. 
  Viena foi o destino escolhido, doce Viena. Uma viagem planeada com o namorado, que resultou nuns pézinhos bem desgastados e imensamente doridos, mas com a felicidade inerente a visitar uma cidade nova, num país que não nos era conhecido. O tempo estava frio, muito frio quando chegámos a Viena, bem cedinho. Frio e nevoeiro, que, felizmente, ao longo do dia foi aliviando (o frio nem tanto) e que acabou num fim de tarde maravilhoso, daqueles que eu adoro, com o céu limpo e a luz do sol a dar os últimos ares da sua graça (confesso que I'm a sucker pelo pôr-do-Sol... acho lindo, lindo).
  A visita começou pelo Museu de História Natural de Viena, pagámos 5€ (desconto para estudantes) pelo que foram não menos do que 3 horas a conhecer este fantástico museu, com 39 galerias, sendo um dos mais maiores e mais antigos do mundo. Tem de tudo, desde maravilhosos minerais das mais variadas partes do globo, a praticamente todas as espécies animais que se possa imaginar, passando pelos dinossauros até ao ser humano, abordando também a criação do nosso planeta e imensos fenómenos com ele relacionados, sempre com imensas opções de interactividade. 
  Depois seguiu-se o Zoo de Viena , considerado o melhor zoo europeu de 2012 e o mais antigo do mundo! Como amante de animais confessa, devo dizer que achei este Zoo definitivamente espectacular! Muitos dos animais estão em contacto directo connosco, como certas aves, morcegos, preguiças, etc. Podemos entrar directamente no espaço onde eles estão, sem qualquer tipo de vidro a separar-nos dos animais. Em relação a tantas outras espécies, o Zoo apresenta-nos diversos sítios em que podemos ter uma vista privilegiada sobre os animais.  O Zoo é infindável e tem praticamente todos os animais de que nos possamos lembrar. Tigres, leões, leopardos, koalas, pandas, orangotangos, ursos polares, lobos do Árctico, preguiças, lémures, suricatas, morcegos, flamingos, bisontes, lontras, burros, cobras, tartarugas enormes, imensas espécies de peixes e de aves... e a lista continua muito além do que possa aqui escrever. 
  Além de tudo isto, visitámos o maravilhoso Palácio de Schonbrunn, a Catedral de Santo Estêvão, o centro da cidade, o Palácio Imperial de Hofburg e parámos pela Demel para comer uma fatia do famoso Sachertorte, um bolo de chocolate com compota de alperce e com uma camada de chocolate por cima, absolutamente divinal e que se derretia (literalmente) na boca. Este bolo foi criado por Franz Sacher para o príncipe Klemens Wenzel von Metternich sendo que existiu uma grande controvérsia (com implicações legais) sobre de onde seria o Sachertorte original, se do Hotel Sacher, se da Demel. Uma verdadeira experiência gastronómica, especialmente para quem (como eu) é louco por chocolate 
  Viena é, sem dúvida, uma cidade a visitar. :)





3.2.14

Porque quem é vivo...

... sempre aparece! 

Quero pedir muitas desculpas àqueles que seguiam o blog pela minha inexplicável ausência (bastante explicável... numa simples palavra: EXAMES). Infelizmente não consegui, desta vez, coordenar os estudos com o blog. Era um exame muito importante, muito trabalhoso e que exigiu toda a dedicação e mais alguma que tinha dentro de mim, mas felizmente já lá vai. Agora tenho tanto tempo livre nas minhas mãos, que até parece mentira. :) Uma pessoa nem sabe o que há de fazer. As possibilidades são infinitas, toca a explorá-las. 

13.12.13

One love #3

One inspirational quote // One item // One movie // One song

  Pois é, o blog foi um pouco deixado ao abandono durante umas semanas, mas, como dizia Luís de Camões: "valores mais altos se levantam" :). Neste caso, muito trabalho da faculdade, muitas horas sem dormir e um cansaço do tamanho do universo inteirinho! Mas, graças a deus, tenho agora algum tempo livre (tempo menos ocupado, isto é) e, como tal, posso dedicar-me com mais regularidade a este espacinho. 
  Como sabem, na semana passada deixou-nos um grande senhor, Nelson Mandela, e como tal... a inspiring quote de hoje é dele e só dele, e é também uma das minhas favoritas. Há pessoas que são um exemplo a seguir, por aquilo que dão de si ao mundo, e Mandela foi, sem dúvida, uma dessas figuras. O vencedor de um prémio Nobel da paz é alguém que iremos lembrar com a admiração que lhe é devida.
  On a happier note... durante estes dias tão cansativos, uma pessoa sente a necessidade de ver alguma coisa mais alegre, que aqueça um bocadinho o coração e, na minha opinião, uma das coisas que o consegue sempre fazer são certos filmes de animação, tão engraçados como amorosos, que transmitem mensagens que são importantes para todos nós, seja qual for a nossa idade. Se estiver com falta de um miminho... vejam o filme que sugiro acima: "Up". Garanto que não se vão arrepender :).

Uma boa sexta-feira e um bom fim de semana!

1.12.13

One love #2

One inspirational quote // One item (adeus às dores de cabeça com o cabelo apanhado!)  // One recipe (adoro e tenho bebido todos os dias) // One song

  Espero que tenham tido um óptimo fim de semana! Por aqui estuda-se bastante e assim vai continuar a ser durante as próximas semanas, pelo que o blog vai ficar um pouco "on hold".
  Para quem não sabe, hoje é o dia mundial da luta contra a SIDA. Campanhas de sensibilização nunca são demais, e, por isso aproveitem para passar a mensagem, partilhar vídeos de campanhas tão bem feitas que existem e que servem bem o seu propósito. Para fazer a minha parte, deixo-vos o link deste spot publicitário português, que conta com caras bem conhecidas da nossa televisão, e que ganhou o prémio de melhor anúncio governamental europeu da sensibilização contra a SIDA. Há coisas em relação às quais alertar nunca é demais, e esta é uma delas. 

  Boa semana!

28.11.13

Uma vida sem arrependimentos

  Há algum tempo atrás encontrei numa página qualquer uma lista, feita por uma enfermeira, sobre os 5 arrependimentos mais comuns das pessoas a quem restava já pouco tempo de vida. Deixem-me explicar-vos melhor: Bronnie Ware, enfermeira (e também, escritora e compositora), dedicou parte da sua vida a trabalhar nos cuidados paliativos, ela acompanhava estes pacientes nas suas últimas 3 a 12 semanas de vida e, como tal, lidava de perto com aquilo que ocorre com o ser humano pouco antes de partir. Os medos, a revolta, a angústia, a negação... e, também, os seus arrependimentos. Arrependimentos que ficam depois de uma vida inteira de escolhas que são nossas, sejam elas quais forem, mais ou menos influenciadas por aspectos que nos são externos. 
  Eu acredito que, às vezes mais, outras vezes menos, somos donos do nosso próprio destino e que a maior parte dos resultados que obtemos enquanto vivemos, aquilo que é a nossa vida, depende das pequenas escolhas que vamos fazendo todos os dias. Como tal, e porque nunca é tarde demais para mudar, penso que todos podemos aprender algo com esta lista, que a seguir vos apresento, dos 5 maiores arrependimentos que as pessoas têm antes de falecer. 

"1. I wish I'd had the courage to live a life true to myself, not the life others expected of me." (Gostaria de ter tido a coragem para viver uma vida fiel ao que realmente sou, e não aquilo que os outros esperavam de mim)

"2. I wish I didn't work so hard." (Gostaria de não ter trabalhado tanto)

"3. I wish I'd had the courage to express my feelings." (Gostaria de ter tido coragem para expressar os meus sentimentos)

"4. I wish I had stayed in touch with my friends." (Gostaria de ter mantido contacto com velhos amigos)

"5. I wish that I had let myself be happier." (Gostaria de ter permitido a mim mesmo(a) ser mais feliz)

É esta lista de arrependimentos, juntamente com mais informações valiosas e potencialmente life-changing, que estão presentes no livro "The Top Five Regrets of the Dying - A Life Transformed by the Dearly Departing", escrito por Bronnie Ware, disponível internacionalmente e traduzido em 27 línguas.

Dá que pensar, não dá? 

the trouble is that you think you have time