9.2.14

Danke, Wien

  Viajar, passear, cozinhar, dormir (e dormir mais um pouco), descansar... descansar muito. Tem sido a palavra de ordem destes últimos dias, destes dias de férias que tão bem sabem. 
  Viena foi o destino escolhido, doce Viena. Uma viagem planeada com o namorado, que resultou nuns pézinhos bem desgastados e imensamente doridos, mas com a felicidade inerente a visitar uma cidade nova, num país que não nos era conhecido. O tempo estava frio, muito frio quando chegámos a Viena, bem cedinho. Frio e nevoeiro, que, felizmente, ao longo do dia foi aliviando (o frio nem tanto) e que acabou num fim de tarde maravilhoso, daqueles que eu adoro, com o céu limpo e a luz do sol a dar os últimos ares da sua graça (confesso que I'm a sucker pelo pôr-do-Sol... acho lindo, lindo).
  A visita começou pelo Museu de História Natural de Viena, pagámos 5€ (desconto para estudantes) pelo que foram não menos do que 3 horas a conhecer este fantástico museu, com 39 galerias, sendo um dos mais maiores e mais antigos do mundo. Tem de tudo, desde maravilhosos minerais das mais variadas partes do globo, a praticamente todas as espécies animais que se possa imaginar, passando pelos dinossauros até ao ser humano, abordando também a criação do nosso planeta e imensos fenómenos com ele relacionados, sempre com imensas opções de interactividade. 
  Depois seguiu-se o Zoo de Viena , considerado o melhor zoo europeu de 2012 e o mais antigo do mundo! Como amante de animais confessa, devo dizer que achei este Zoo definitivamente espectacular! Muitos dos animais estão em contacto directo connosco, como certas aves, morcegos, preguiças, etc. Podemos entrar directamente no espaço onde eles estão, sem qualquer tipo de vidro a separar-nos dos animais. Em relação a tantas outras espécies, o Zoo apresenta-nos diversos sítios em que podemos ter uma vista privilegiada sobre os animais.  O Zoo é infindável e tem praticamente todos os animais de que nos possamos lembrar. Tigres, leões, leopardos, koalas, pandas, orangotangos, ursos polares, lobos do Árctico, preguiças, lémures, suricatas, morcegos, flamingos, bisontes, lontras, burros, cobras, tartarugas enormes, imensas espécies de peixes e de aves... e a lista continua muito além do que possa aqui escrever. 
  Além de tudo isto, visitámos o maravilhoso Palácio de Schonbrunn, a Catedral de Santo Estêvão, o centro da cidade, o Palácio Imperial de Hofburg e parámos pela Demel para comer uma fatia do famoso Sachertorte, um bolo de chocolate com compota de alperce e com uma camada de chocolate por cima, absolutamente divinal e que se derretia (literalmente) na boca. Este bolo foi criado por Franz Sacher para o príncipe Klemens Wenzel von Metternich sendo que existiu uma grande controvérsia (com implicações legais) sobre de onde seria o Sachertorte original, se do Hotel Sacher, se da Demel. Uma verdadeira experiência gastronómica, especialmente para quem (como eu) é louco por chocolate 
  Viena é, sem dúvida, uma cidade a visitar. :)





3.2.14

Porque quem é vivo...

... sempre aparece! 

Quero pedir muitas desculpas àqueles que seguiam o blog pela minha inexplicável ausência (bastante explicável... numa simples palavra: EXAMES). Infelizmente não consegui, desta vez, coordenar os estudos com o blog. Era um exame muito importante, muito trabalhoso e que exigiu toda a dedicação e mais alguma que tinha dentro de mim, mas felizmente já lá vai. Agora tenho tanto tempo livre nas minhas mãos, que até parece mentira. :) Uma pessoa nem sabe o que há de fazer. As possibilidades são infinitas, toca a explorá-las. 

13.12.13

One love #3

One inspirational quote // One item // One movie // One song

  Pois é, o blog foi um pouco deixado ao abandono durante umas semanas, mas, como dizia Luís de Camões: "valores mais altos se levantam" :). Neste caso, muito trabalho da faculdade, muitas horas sem dormir e um cansaço do tamanho do universo inteirinho! Mas, graças a deus, tenho agora algum tempo livre (tempo menos ocupado, isto é) e, como tal, posso dedicar-me com mais regularidade a este espacinho. 
  Como sabem, na semana passada deixou-nos um grande senhor, Nelson Mandela, e como tal... a inspiring quote de hoje é dele e só dele, e é também uma das minhas favoritas. Há pessoas que são um exemplo a seguir, por aquilo que dão de si ao mundo, e Mandela foi, sem dúvida, uma dessas figuras. O vencedor de um prémio Nobel da paz é alguém que iremos lembrar com a admiração que lhe é devida.
  On a happier note... durante estes dias tão cansativos, uma pessoa sente a necessidade de ver alguma coisa mais alegre, que aqueça um bocadinho o coração e, na minha opinião, uma das coisas que o consegue sempre fazer são certos filmes de animação, tão engraçados como amorosos, que transmitem mensagens que são importantes para todos nós, seja qual for a nossa idade. Se estiver com falta de um miminho... vejam o filme que sugiro acima: "Up". Garanto que não se vão arrepender :).

Uma boa sexta-feira e um bom fim de semana!

1.12.13

One love #2

One inspirational quote // One item (adeus às dores de cabeça com o cabelo apanhado!)  // One recipe (adoro e tenho bebido todos os dias) // One song

  Espero que tenham tido um óptimo fim de semana! Por aqui estuda-se bastante e assim vai continuar a ser durante as próximas semanas, pelo que o blog vai ficar um pouco "on hold".
  Para quem não sabe, hoje é o dia mundial da luta contra a SIDA. Campanhas de sensibilização nunca são demais, e, por isso aproveitem para passar a mensagem, partilhar vídeos de campanhas tão bem feitas que existem e que servem bem o seu propósito. Para fazer a minha parte, deixo-vos o link deste spot publicitário português, que conta com caras bem conhecidas da nossa televisão, e que ganhou o prémio de melhor anúncio governamental europeu da sensibilização contra a SIDA. Há coisas em relação às quais alertar nunca é demais, e esta é uma delas. 

  Boa semana!

28.11.13

Uma vida sem arrependimentos

  Há algum tempo atrás encontrei numa página qualquer uma lista, feita por uma enfermeira, sobre os 5 arrependimentos mais comuns das pessoas a quem restava já pouco tempo de vida. Deixem-me explicar-vos melhor: Bronnie Ware, enfermeira (e também, escritora e compositora), dedicou parte da sua vida a trabalhar nos cuidados paliativos, ela acompanhava estes pacientes nas suas últimas 3 a 12 semanas de vida e, como tal, lidava de perto com aquilo que ocorre com o ser humano pouco antes de partir. Os medos, a revolta, a angústia, a negação... e, também, os seus arrependimentos. Arrependimentos que ficam depois de uma vida inteira de escolhas que são nossas, sejam elas quais forem, mais ou menos influenciadas por aspectos que nos são externos. 
  Eu acredito que, às vezes mais, outras vezes menos, somos donos do nosso próprio destino e que a maior parte dos resultados que obtemos enquanto vivemos, aquilo que é a nossa vida, depende das pequenas escolhas que vamos fazendo todos os dias. Como tal, e porque nunca é tarde demais para mudar, penso que todos podemos aprender algo com esta lista, que a seguir vos apresento, dos 5 maiores arrependimentos que as pessoas têm antes de falecer. 

"1. I wish I'd had the courage to live a life true to myself, not the life others expected of me." (Gostaria de ter tido a coragem para viver uma vida fiel ao que realmente sou, e não aquilo que os outros esperavam de mim)

"2. I wish I didn't work so hard." (Gostaria de não ter trabalhado tanto)

"3. I wish I'd had the courage to express my feelings." (Gostaria de ter tido coragem para expressar os meus sentimentos)

"4. I wish I had stayed in touch with my friends." (Gostaria de ter mantido contacto com velhos amigos)

"5. I wish that I had let myself be happier." (Gostaria de ter permitido a mim mesmo(a) ser mais feliz)

É esta lista de arrependimentos, juntamente com mais informações valiosas e potencialmente life-changing, que estão presentes no livro "The Top Five Regrets of the Dying - A Life Transformed by the Dearly Departing", escrito por Bronnie Ware, disponível internacionalmente e traduzido em 27 línguas.

Dá que pensar, não dá? 

the trouble is that you think you have time


24.11.13

Domingo preguiçoso

  Domingo para mim é um dia com um sabor agridoce: ainda é fim-de-semana, mas já sentimos a segunda-feira a chegar... e ninguém gosta disso, certo?
  E com este frio, mais a preguiça de Domingo, nada melhor do que estarmos bem aconchegados na nossa cama, com uma manta por cima e a preparar-nos mentalmente para o início de uma nova semana com a ajuda das nossas séries favoritas! (o que pode ser um problema visto que, para quem tem coisas para fazer, a seguir a um episódio vem mais um, e depois outro... e "ups, já é meia noite, se calhar devia ir dormir"). Ainda assim, deixo-vos com uma pequena lista das séries que mais gosto e que me fazem rir e esquecer-me das preocupações e obrigações, nem que seja por 20-45minutos. :)


  Sou suspeita para falar, uma vez que esta é sem dúvida a minha série favorita de sempre e faço os possíveis para a impingir a outras pessoas, para que possam apreciá-la tanto quanto eu! Cada personagem é única à sua maneira e cada um tem traços bastante próprios. Tem um humor bastante inteligente e muitas voltas e reviravoltas e momentos para chorar, quer seja a rir ou pelos momentos super comoventes que estão tão presentes. A quem nunca viu, aconselho a 100%, deixem-se apaixonar pelas personagens desta série mítica e pelas suas histórias! 

  Raramente gosto das séries ao primeiro episódio, normalmente é preciso alguma insistência, contudo, esta foi das raras em que logo da primeira vez me cativou. Tem um humor com um toque muito nerd e leve ao mesmo tempo. A personagem que dá mais nas vistas é sem dúvida o peculiar Sheldon Cooper. Não deixem de ver!

  Esta é a minha segunda preferida! Confesso que não fiquei rendida logo de inicio, talvez porque não prestei grande atenção, mas assim que vi uns episódios mais atentamente deixei-me render pelo humor maravilhosamente inteligente e subtil, justamente como eu gosto. É sem dúvida a família mais caricata e moderna da televisão!
  Uma série com um humor algo diferente, mas igualmente divertida e que nos consegue meter um sorriso no rosto e fazer descontrair. É, sem dúvida, bastante Zooey Deschanelish (para quem conhece trabalhos da actriz).
  Já a chegar ao fim, e já descoberta "The Mother", esta série faz lembrar em várias coisas a série "F.R.I.E.N.D.S" (a primeira lá de cima). Mas não é por isso que deixa de ter o seu brilho próprio... muito pelo contrário! Depois da infindável procura pela mãe, esta season está a ser focada na história de como cada uma das personagens a conheceu e levanta o véu sobre a relação dela com o Ted, finalmente. 

  Escolham uma destas séries, saquem uns episódios e toca a distrair um pouco antes da nova semana que se avizinha! Bom resto de domingo.